20100131

Mais Biblioteca: EB1 Sarah Afonso


A Câmara Municipal de Lisboa, tendo como parceiro o MUDE - Museu da Moda e do Design, desenvolveu o projecto 5 Escolas/5 Designers, que remodelou espaços de escolas de Lisboa. Uma das beneficiadas foi a nossa vizinha Escola n.º 183/ Sarah Afonso.

A designer Vanda Cotrim quis "trazer a Natureza para dentro da sala" de recursos, num trabalho patrocinado pela Mota-Engil. O resultado foi maravilhoso e tivemos oportunidade de o comprovar: estivemos lá no dia 28.

Temos de agradecer à Coordenadora da Escola, professora Teresa Santos, que disponibilizou o espaço logo que a Joaninha-mais-velha mostrou interesse em levar-nos lá. Recebeu-nos com muito carinho!





Esta parede é maravilhosa! É lindíssima e, ainda por cima, podemos escrever nela! Alguma vez escreveram numa parede sem que viesse alguém ralhar e pedir justificações? Pois nós fizemo-lo.
Aqui está o resultado:


Antes da mensagem, lemos um livro muito bonito: O Cavalo das Sete Cores, de Papiniano Carlos, edição Arca das Letras (recomendado pelo Plano Nacional de Leitura).
E nós, quando gostamos de um livro, entramos na história, trote-trote-trote. Depois a nossa imaginação dispara, galope-galope-galope... e voamos!

Ilustrar - como André Letria




Quando voltámos, no dia 21, para continuar o nosso trabalho, fomos recebidos numa sala ampla, num espaço anexo ao edifício onde estão instaladas a Bedeteca e a Biblioteca Municipal dos Olivais. Foi ali que a Felizarda nos contou uma história ilustrada por André Letria. Mas não nos mostrou as ilustrações!!

Em seguida, entregou a cada um de nós um papel com uma frase da história. Teríamos de ilustrá-la, tendo em conta o trabalho que já conhecemos do "nosso" ilustrador.



Lithales estava doente nesse dia. Mas, mesmo assim, lá veio ter connosco, para orientar o nosso trabalho.
Fizemos trabalhos bons - disseram Felizarda, Lithales e até a Joaninha-mais-velha - mas não podemos mostrá-los agora. É que vamos ter, em Março, um encontro com André Letria e, nesse dia, será inaugurada uma exposição com as nossas pinturas e dos nossos colegas que estão a fazer o mesmo trabalho com outra biblioteca.
Nessa altura, avisamos. Queremos lá todos os nossos amigos!

Projecto "Ilustrar é Ler Mais" - Bedeteca e Bibliotecas Municipais





Lithales Soares está a coordenar um projecto da Bedeteca com algumas Bibliotecas Municipais, "Ilustrar é Ler Mais": cada biblioteca escolhe uma turma e, em conjunto, vão estudar a obra de um ilustrador. Cada duas bibliotecas/duas turmas dedicam-se a um mesmo autor - seis bibliotecas, seis turmas, três autores.
A Biblioteca Municipal dos Olivais escolheu a nossa turma; estudamos André Letria, bem como a Biblioteca David Mourão-Ferreira e a "sua" turma.
Aqui, temos Lithales na Biblioteca, a 14 de Janeiro, falando-nos da obra de André Letria, de quem tivemos oportunidade de observar trabalhos expostos.



Numa "mala pedagógica" havia vários livros ilustrados por André Letria, materiais de desenho e pintura e outros exemplos do que pode ser o trabalho de um ilustrador. Aprendemos muito e estivemos muito, muito atentos.


Todo o trabalho foi também preparado e acompanhado pela Dr.ª Felizarda Gil - já nossa amiga, claro, de tantas visitas que lhe fazemos! - que veio à janela do "palácio" despedir-se de nós!

Hibernámos! Esteve tanto frio!

Mas voltamos em breve...

20100110

Que feliz 2010! Semana "altamente"!!

2010 só agora começou, mas está a ser muuuuuuito bom!
Na quinta-feira recebemos o certificado de participação no projecto reinventArte. Certificado, não! Cada um de nós teve o seu, nominal e "na qualidade de artista convidado".
No dia seguinte, soubemos que nós - 3.º C, grande 3.º C!! - e o 4.º A ganhámos o concurso de presépios do Projecto Desafios. A senhora Coordenadora deu uma cópia a cada um de nós. E vão dois diplomas!

Até achamos que a nossa semana foi "Up! Altamente", como o filme que vimos, a conselho do Pedro D. A Joaninha-mais-velha diz que o Pedro é o nosso consultor em cinema.

Parece que há mais uma surpresa para a semana.

Ah! Nós e Joaninha-mais-velha queremos dar os parabéns à Professora Vânia: foi a professora a nossa orientadora na construção do presépio. Obrigada, professora Vânia Loureiro!

"A ovelhinha que veio para o jantar"

A ovelhinha que veio para o jantar, de Steve Smallman, com ilustração de Joelle Dreidemy, Dinalivro, foi uma das histórias que lemos esta semana. Fizemos muitos trabalhos a partir da história. Uma das propostas era continuá-la. Esse trabalho foi feito no Magalhães.

Aqui fica um exemplo:


Amiga do lobo

Era uma vez uma ovelhinha que tinha ido comer a casa de um lobo e ficaram amigos. Depois de terem comido a sopa de legumes, o lobo foi ler um livro à ovelhinha. A ovelhinha ficou cansada. O lobo não sabia onde ela podia ficar a dormir, por isso o lobo deitou-a na cama dele. No dia seguinte o lobo foi construir uma cama com as árvores da floresta.

O lobo achou que ele e a ovelhinha deviam ir passear num dia de sol, porque eles estavam muito tempo dentro de casa. Os dois combinaram e acharam que era um bom dia para ir passear. No passeio encontraram muitas pessoas. Encontraram uma raposa que disse

- Olá. Onde é que vão?

- Vamos passear.

- Posso ir com vocês?

A ovelhinha e o lobo disseram que sim. Depois encontraram muitas outras pessoas. Depois do passeio foram para casa jantar sopa de legumes e foram dormir e a ovelhinha dormiu na sua cama nova.

Mara, 8 anos


A ovelhinha que veio para jantar

Depois do jantar a ovelhinha foi para a cama. Durante a noite sonhou com um Pégaso roxo a voar pelo mundo a experimentar coisas novas, passear e brincar.

A ovelhinha acordou e disse.

-Oh, não, já são sete e meia. – Ela estava atrasada, pois tinha um compromisso com as outras ovelhas. O lobo estava muito triste porque a ovelhinha já não lhe prestava atenção. A ovelhinha tinha uma surpresa para o lobo. Ela foi às compras e comprou dois cravos, quatro rosas vermelhas e sete quadros, mas ela não sabia o que havia de comprar para o lobo.

De repente teve uma ideia.

– E se lhe oferecesse o jogo “macacos na selva”? – pensou a ovelhinha.

Em casa o lobo estava desesperado sem notícias da amiga. Entretanto tocaram à porta, era a ovelhinha que lhe ofereceu a prenda. O lobo ficou tão feliz que lhe deu um beijinho no focinho.

Maria Inês Veiga, 8 anos


A ovelhinha e o lobo

Depois do jantar, a ovelhinha foi dormir e o lobo ficou a pensar se deveria levar a ovelhinha para a escola. Quando a ovelhinha acordou, o lobo disse:

- Vou inscrever-te na escola e hoje será o teu primeiro dia.

A ovelhinha chegou à escola e viu muitos animais que não conhecia. Ficou muito envergonhada, mas, com o passar do tempo, conseguiu fazer muitos amigos. A Escola é um local para aprender e para conhecer muitos amigos.

Diogo, 9 anos