20100428

Feira do Livro de Lisboa

Foi com pesar que soubemos do cancelamento desta exposição. Por nós e por todos os amigos que estavam empenhados em acompanhar-nos.

Mas teremos outras oportunidades. E agradecemos à Biblioteca dos Olivais e à Bedeteca de Lisboa, em particular a Felizarda Gil, Lisete Carvalho e Lithales Soares, todo o profissionalismo demonstrado neste projecto e, claro, o carinho com que nos convidaram e acompanharam.

* * * * * * * * *

Nos dias 8 e 9 de Maio, a partir das 14 horas, na tenda EDP, estará patente a exposição "Reinventar a Ilustração", baseada nos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projecto "Ilustrar é Ler Mais", coordenado pela Bedeteca de Lisboa e que envolveu seis bibliotecas de Lisboa e, a convite destas, seis turmas.


A Biblioteca Municipal dos Olivais convidou a turmaJoaninhas - 3.º C da EB1 Alice Vieira, que ali estará representada com os trabalhos realizados a propósito da obra de André Letria e que estiveram já expostos, em Março, na Bedeteca de Lisboa.
Contamos com a sua presença!


IndieJúnior - Festival de Cinema Independente

BIA - Biblioteca Isabel Alçada






Fomos à BIA - Biblioteca Isabel Alçada, a biblioteca da escola-sede do nosso agrupamento de escolas, para ouvir "Histórias da Avozinha". Fomos recebidos por uma simpática Neta, porque a avozinha, cansada de tanto contar histórias, estava a descansar.

Como fomos com os nossos Afilhados (os meninos das Sala I do J.I.), aproveitámos para estudar a forma como os livros se acondicionam numa biblioteca e até, com os pequeninos, arrumámos alguns exemplares de livros e revistas.

Claro que, mesmo com todo o cuidado, acabámos por fazer algum barulho e a a Avozinha acordou, surpreendida por estar ali tanta gente!



Dia da Terra - Quinta Pedagógica

Dia da Árvore

Oceanário

20100421

Menina do Mar






Lemos o maravilhoso livro de Sophia de Mello Breyner Andresen A Menina do Mar, ilustrado por Pedro Avelar, Editora Figuerinhas.

A Menina do Mar é mesmo muito pequenina! Tem cerca de um palmo do rapaz. Então, vejam lá: esta boneca que a Tatiana trouxe mede mais ou menos um palmo do Francisco...


Grande a valer é o painel que estamos a elaborar! Tem 5 metros de comprimento (então, refiram lá isso em centímetros!). Estamos a trabalhar imenso para que fique tão bonito quanto queremos.





Isto já nem é bem uma sala de aula, é uma oficina! Temos mar que baste (só que não há tempo para banhos) e estamos a dar um jeito nas dunas. Vamos construir lá uma casa. E um jardim. E há-de aparecer o rapaz, que um dia descobrirá a Menina, o Polvo, o Caranguejo e o Peixe.

Depois... Bem, depois vão acontecer coisas boas e más, durante 5 metros de papel!
Esperem para ver.



Exposição na Bedeteca de Lisboa

Como já todos sabem, fomos convidados pela Bedeteca de Lisboa e pela Biblioteca Municipal dos Olivais para participar no projecto "Ilustrar é Ler Mais".

Nós e a turma convidada pela Biblioteca David Mourão-Ferreira estudámos a obra de André Letria e ilustrámos o livro "Versos de Fazer Ó-ó", de José Jorge Letria. Os nossos trabalhos e os dos amigos da outra biblioteca resultaram numa magnífica exposição.

Na inauguração da exposição, na Bedeteca de Lisboa, é possível encontrar um espaço com uma "Maleta Pedagógica" com materiais próprios para ilustração e algumas das obras de André Letria.

Como se pode imaginar, poderiam estar ali imeeeeeeeeensas imagens, todas elas magníficas.


As nossas delegada e subdelegada de turma, Maria Inês e Mara, entregaram a André Letria um livro em reunimos o que aprendemos sobre a sua biografia e fizemos alguns comentários sobre o que pensamos e sentimos. Queríamos que se lembrasse de nós mais tarde...


Uma imagem geral da exposição: ao fundo, um painel que identifica a nossa turma e apresenta os esboços que realizámos antes das pinturas que estão expostas.

Esta fotografia foi-nos oferecida pelos pais da Mara. Está muito mais nítida que as nossas. Além disso, como as nossas foram obtidas com a sala cheia de crianças, não davam uma boa perspectiva da exposição e... havia sempre algum de nós cujos pais não autorizaram a publicação de fotografias!

André Letria - um encontro esperado

Encontrámo-nos, finalmente, com André Letria!

Num dia de muita chuva, nós e os alunos convidados pela Biblioteca David Mourão-Ferreira (que fizeram o mesmo trabalho que nós realizámos com a "nossa" Biblioteca Municipal dos Olivais) tivemos oportunidade de conhecer André Letria. Conhecer pessoalmente, porque já conhecíamos a sua obra e estudámos a sua biografia.

André Letria nasceu em Lisboa em 1973. Começou a trabalhar em 1992 (tão novo, não era?) e já ilustrou mais de oitenta livros: muitos de seu pai, José Jorge Letria.

Nós gostamos muito que também tenha ilustrado obras de Alice Vieira, que nós conhecemos bem e é a patrona da nossa escola.
E ficamos muito contentes por ter ilustrado textos de João Paulo Cotrim. Foi o primeiro escritor que conhecemos ao vivo, veio visitar-nos na nossa sala de aula, no 1.º ano e foi fan - tás - ti - co.

Nós ilustrámos também este livro!
Voltaremos a falar do assunto!




André Letria falou-nos do seu trabalho, de como as ideias aparecem e é preciso "agarrá-las". O melhor é registá-las logo, logo, antes que fujam.
Mostrou-nos alguns dos livros que ilustrou. Muitos já nós conhecíamos, mas é muito diferente ouvir o próprio André a falar daquelas histórias.
As das palavras e as das imagens. A mesma história. Ou não?